pós-doutorado - paulo martins

livre-docência

Pictura Loquens, Poesis Tacens: limites da representação

Paulo Martins

DOI: 10.11606/T.8.2015.tde-19112015-181808

Banca:

Oliva Neto, João Angelo (Presidente) - FFLCH
Brandão, Jacyntho José Lins - UFMG
Cardoso, Zelia Ladeira Veras de Almeida - FFLCH
Funari, Pedro Paulo Abreu - UNICAMP - IFCH
Marques Filho, Luiz Cesar - UNICAMP - IFCH

Defesa: 26 de novembro de 2013

Sumário

I. Pictura Loquens – A Pintura das Palavras

1. Odisseia: uma écfrase

2. Um herói na intersecção de dois mundos

3. Écfrase, digressão e elegia

4. Duas Visualidades Bucólicas

5. Construindo Cícero

6. Uma arquitetura da elegia erótica

 

II.Poesis Tacens – Poesia de Imagens

7. Parataxe e Imagines

8. A metáfora, o símile, Netuno e Augusto 

9. Uma leitura da pintura de Polignoto, Páuson, Dionísio e Zêuxis

10. Simulacrum e effigies

11. Os romanos, o direito, a imagem e a morte

12. Texto e imagem: História

13. Imagines romanae: cultura imperial e poder