pesquisas no exterior


1. visiting professor - king's college london/kcl - FAPESP

descritividade e narratividade: quadros idílicos de Virgílio

paulo martins - anfitrião prof. martin dinter

2012

resumo

O gênero Idílio está fundado no caráter visual: não é à toa que nome do gênero, seja ele antigo, seja tardio, tenha o mesmo étimo de eidos, "imagem", e eidolon, "imagem mental ". Dos idílios, a matéria bucólica é parte nos autores gregos (Teócrito, Mosco e Bíon), mas não em Virgílio, em que comparece em todos os poemas desse gênero, agora também chamado "bucólico". Em suma, se nos autores gregos não se podem rigorosamente identificar idílio e bucólica, em Virgílio eles coincidem. Em Virgílio, pois, a poesia bucólica é gênero poético cujo cerne é a visualidade ou visualização daquilo que é operado verbalmente; pode, portanto, ser considerada como a "pintura que fala", parafraseando Simônides. A visualidade tem uma relação indene e essencial com os preceitos retórico-poéticos que norteiam a écfrase, que grosso modo se pode entender por "descrição". A écfrase na verdade pretende produzir a enargia (enárgeia), isto é, a vividez da descrição. Tal qualidade descritiva, que pode ser entendida retoricamente como virtude da elocução, é elemento textual particularmente estratégico porque imprime movimento aos elementos estáticos da imagem, isto é, transforma, na imagem, o que é estático em cinético e assim une descrição, cuja matéria em princípio são só objetos e cenas, a narração, cuja matéria são ações e eventos. Bem por causa da enargia, a descrição, que então será ecfrástica, difere das meras descrições de objetos estáticos. Assim esta pesquisa além de verificar as marcas estilísticas da ékphrasis nas Bucólicas de Virgílio, propõe-se a indicar características linguísticas específicas dessa descritividade que tende à narratividade.

abstract

The genre idyll has a fundamentally visual character: it is not by chance that its name, whether it is earlier or later than Vergil, has the same etymology as eidos, "image" and eidolon, "mental image". The bucolic matter is part of the idylls of the Greek authors (Theocritus, Moscus and Bion), but not in Vergil, in which it is present in all of the poems of the genre which now receives the name "bucolic". In sum, if in the Greek authors it is not possible to identify idyll with bucolic, in Vergil, they coincide. In Vergil, thus, bucolic poetry is a poetic genre whose core is visuality or the visualization of that which is verbally operated; so, it can be considered as the "painting that speaks", to paraphrase Simonides. Visuality has an essential and fundamental relationship with the rhetoric-poetic precepts that guide the ékphrasis, which in a broad sense can be understood as a description. In fact, ékphrasis intends to produce enargeia, which is, vividness of the description. Such descriptive quality, which can be rhetorically understood as a virtue of elocution, is a textual element particularly strategic because it gives movement to static elements of an image, that is, it transforms, in an image, that which is static in kinetic and so, unites description, whose matter in principle are only objects and scenes, to narration, whose matter are actions and events. Due to enárgeia, description, which then will be ekphrastic, differs from mere description of static objects. So, this research, besides verifying the stylistic markers of ékphrasis of Vergil's Bucolics, aims to indicate the specific linguistic characteristics of this description which tends to narration.


2. visiting research student - king's college london/kcl - FAPESP

lya valéria grizzo serignolli - supervisão prof. william fitzgerald

2012

resumo

abstract


3. visiting fellow - yale university - FAPESP

paulo martins - anfitrião prof. kirk freudenburg

2013-2014

resumo

abstract


4. visiting research student - princeton university - FAPESP

cynthia helena dibbern - supervisão prof. andrew feldherr

2014

resumo

abstract


5. visiting research student - princeton university - FAPESP

henrique verri fiebig - supervisão prof. andrew feldherr

2014

resumo

abstract


6. visiting research student - king's college london/kcl - FAPESP

lya valéria grizzo serignolli - supervisão prof. william fitzgerald

2016

resumo

abstract


7. visiting research student - princeton university - FAPESP

lya valéria grizzo serignolli - supervisão prof. andrew feldherr

2016

resumo

abstract


8. academic visitor - institute of classical studies - school of advanced study - university of london

paulo martins - anfitrião prof. greg woolf

2017

resumo

abstract