1. visiting professor - king's college london/kcl - FAPESP
descritividade e narratividade: quadros idílicos de Virgílio
paulo martins - anfitrião prof. martin dinter
2012
resumo
O gênero Idílio está fundado no caráter visual: não é à toa que nome do gênero, seja ele antigo, seja tardio, tenha o mesmo étimo de eidos, "imagem", e eidolon, "imagem mental ". Dos idílios, a matéria bucólica é parte nos autores gregos (Teócrito, Mosco e Bíon), mas não em Virgílio, em que comparece em todos os poemas desse gênero, agora também chamado "bucólico". Em suma, se nos autores gregos não se podem rigorosamente identificar idílio e bucólica, em Virgílio eles coincidem. Em Virgílio, pois, a poesia bucólica é gênero poético cujo cerne é a visualidade ou visualização daquilo que é operado verbalmente; pode, portanto, ser considerada como a "pintura que fala", parafraseando Simônides. A visualidade tem uma relação indene e essencial com os preceitos retórico-poéticos que norteiam a écfrase, que grosso modo se pode entender por "descrição". A écfrase na verdade pretende produzir a enargia (enárgeia), isto é, a vividez da descrição. Tal qualidade descritiva, que pode ser entendida retoricamente como virtude da elocução, é elemento textual particularmente estratégico porque imprime movimento aos elementos estáticos da imagem, isto é, transforma, na imagem, o que é estático em cinético e assim une descrição, cuja matéria em princípio são só objetos e cenas, a narração, cuja matéria são ações e eventos. Bem por causa da enargia, a descrição, que então será ecfrástica, difere das meras descrições de objetos estáticos. Assim esta pesquisa além de verificar as marcas estilísticas da ékphrasis nas Bucólicas de Virgílio, propõe-se a indicar características linguísticas específicas dessa descritividade que tende à narratividade.
abstract
The genre idyll has a fundamentally visual character: it is not by chance that its name, whether it is earlier or later than Vergil, has the same etymology as eidos, "image" and eidolon, "mental image". The bucolic matter is part of the idylls of the Greek authors (Theocritus, Moscus and Bion), but not in Vergil, in which it is present in all of the poems of the genre which now receives the name "bucolic". In sum, if in the Greek authors it is not possible to identify idyll with bucolic, in Vergil, they coincide. In Vergil, thus, bucolic poetry is a poetic genre whose core is visuality or the visualization of that which is verbally operated; so, it can be considered as the "painting that speaks", to paraphrase Simonides. Visuality has an essential and fundamental relationship with the rhetoric-poetic precepts that guide the ékphrasis, which in a broad sense can be understood as a description. In fact, ékphrasis intends to produce enargeia, which is, vividness of the description. Such descriptive quality, which can be rhetorically understood as a virtue of elocution, is a textual element particularly strategic because it gives movement to static elements of an image, that is, it transforms, in an image, that which is static in kinetic and so, unites description, whose matter in principle are only objects and scenes, to narration, whose matter are actions and events. Due to enárgeia, description, which then will be ekphrastic, differs from mere description of static objects. So, this research, besides verifying the stylistic markers of ékphrasis of Vergil's Bucolics, aims to indicate the specific linguistic characteristics of this description which tends to narration.
2. visiting research student - king's college london/kcl - FAPESP
lya valéria grizzo serignolli - supervisão prof. william fitzgerald
2012
resumo
abstract
3. visiting fellow - yale university - FAPESP
paulo martins - anfitrião prof. kirk freudenburg
2013-2014
resumo
abstract
4. visiting research student - princeton university - FAPESP
cynthia helena dibbern - supervisão prof. andrew feldherr
2014
resumo
abstract
5. visiting research student - princeton university - FAPESP
henrique verri fiebig - supervisão prof. andrew feldherr
2014
resumo
abstract
6. visiting research student - king's college london/kcl - FAPESP
lya valéria grizzo serignolli - supervisão prof. william fitzgerald
2016
resumo
abstract
7. visiting research student - princeton university - FAPESP
lya valéria grizzo serignolli - supervisão prof. andrew feldherr
2016
resumo
abstract
8. academic visitor - institute of classical studies - school of advanced study - university of london
paulo martins - anfitrião prof. greg woolf
2017
resumo
abstract